A catarata pode voltar depois da cirurgia?!🤔
- Liliane Rosa
- 31 de dez. de 2020
- 2 min de leitura

Vamos conversar nesse post e você vai entender tudinho que acontece!
Primeiro de tudo vamos relembrar o que é a catarata. Quando nascemos temos uma lente dentro do nosso olho que se chama cristalino, que fica dentro de uma ”capa”transparente. Passamos nossa vida inteira com ela, porém a medida que vamos envelhecendo o cristalino começa a ficar mais enrijecido e perde a sua transparência - torna-se amarelado ou esbranquiçado. Com esse processo a nossa visão fica prejudicada, pois é como se pegássemos um pano branco e colocássemos em frente aos nossos olhos.
Durante a cirurgia de catarata o que fazemos é retirar essa lente que ficou velha e colocar uma lente nova. Porém precisamos de um ”suporte”para manter a nova lente no local correto. Por isso nós fazemos apenas uma pequena abertura na ”capa”do cristalino (chamamos de cápsula), retiramos ele e colocamos a lente nova dentro do mesmo saquinho”.
Porém alguns meses ou anos após a cirurgia, essa cápsula que era transparente pode começar a opacificar - ou seja, torna-se esbranquiçada também. Por isso os pacientes podem nos relatar: ”Doutora, fiz minha cirurgia de catarata e ficou excelente, porém depois de um tempo minha visão piorou de novo”.
A parte boa é que geralmente conseguimos resolver esse problema sem demandar uma nova cirurgia. Podemos realizar um laser que vai retirar essa parte esbranquiçada da cápsula e restaurar uma boa visão.
É importante ressaltar também que existe um segundo tipo de alteração que pode ocorrar: a lente que colocamos pode opacificar. Nesse caso é como se a catarata ”voltasse” porque esse tipo de opacidade só pode ser tratada com a cirurgia de troca da lente. Entretanto com o avanço tecnológico na técnica cirúrgica e nos materiais que compõem as lentes, essa complicação tem sido cada vez mais rara.
Gostaram da dica? Aproveita e compartilha com seus pais ou avós❤️
Comments