REUMATISMO AFETA O OLHO??
- Liliane Rosa
- 27 de mar. de 2021
- 3 min de leitura

Você provavelmente já ouviu algum parente ou conhecido falando: “Ai, eu tenho reumatismo e morro de dor”.
Mas você sabe o que é “Reumatismo”?
Na verdade isso não é uma doença específica, mas sim um área da medicina que aborda váaaarias doenças diferentes: a reumatologia.
Como é um grupo muito vasto de doenças, as manifestações são as mais diversas possíveis e incluem: dor nas articulações, dor lombar aftas na boca, lesões genitais, cansaço crônico, entre outros.
Dentro do grupão das doenças reumatológicas temos:
- Lúpus
- Espondilite anquilosante
- Sindrome de Sjögren
- Arterite de Takayasu
- Artrite idiopática juvenil
- Doença de Behçet
- Esclerodermia
- As espondiloartrites (esse é um “grupinho”de doenças dentro do “grupão”da reumatologia😅)
E muitas outras!
Porém, na grande maioria das vezes quando uma pessoa diz que tem “reumatismo”ela está se referindo a artrite reumatóide, que é a doença reumatológica mais comum.
Essa doença geralmente se manifesta com dores nas articulações, de forma simétrica e bilateral (ou seja, lado direito e esquerdo), muito mais comum em mulheres do que em homens e que geralmente começa por volta dos 30 a 40 anos.
A queixa mais comum nessa doença é a dor nas articulações, especialmente nas mãos e nos pés, e também na região do pescoço (região cervical). E ela tem um “jeitinho” meio peculiar: a dor geralmente aparece no repouso e vai melhorando a medida que movimentamos.
Vou dar um exemplo: "A Joana tem 40 anos e começou a reclamar com seu filho, que há mais de 3 MESES está sentindo uma dor no pé todo dia de manhã quando levanta. Ela sente como se as “juntas”estivessem todas “duras”. Ela sabe o tempo porque ela lembra que começou perto do aniversário do sobrinho. Só que ela é porreta e não dá ideia para a dor, já vai fazer seu café da manhã e organizar sua agenda porque o dia é cheio. Depois de 1 h mais ou menos a Joana percebe que a dor melhora e segue seu dia normal. Porém na ultima semana ela começou a ver que algumas articulações estavam um pouco inchadas e vermelhas, também está se sentindo mais cansada." - Esse é um exemplo clássico da artrite reumatóide. A medida que vai progredindo, ela pode gerar também deformações nas articulações, os dedos começam a ficar tortos (alguns pacientes já me falaram assim: Doutora, tô ficando com “dedos de bruxa”).
Porém a artrite reumatóide (e todas as outras doenças reumatológicas) podem se manifestar com alterações também nos olhos!
Os pacientes podem sentir dor ocular, vermelhidão, sensação de areia nos olhos, dificuldade intensa de olhar para a luz, embaçamento e até piora importante da visão. Ou seja, a artrite reumatóide e as outras doenças reumatológicas podem causar nos olhos: esclerite, ceratite, uveite e alterações na retina.
Por isso é super importante:
1) Entender quais são os sintomas iniciais das doenças reumatológicas, pois dessa forma você terá discernimento para procurar atendimento médico nas fases iniciais da doença
2) Saber que se você tem alguma dessas doenças e começa a sentir incomodo no olho, você precisa procurar atendimento pois elas também afetam os olhos.
3) O diagnóstico precoce é SEMPRE o melhor caminho! Pois assim podemos intervir antes que ocorram alterações nas articulações e complicações graves nos olhos.
Lembre-se: com tratamento sua doença pode ser controlada e sua vida fica mto melhor!😉
Gostou do post? Então compartilha ☺️
Comentarios