O Diabetes machuca o olho??
- Liliane Rosa
- 27 de mar. de 2021
- 4 min de leitura

Uma coisa eu tenho certeza: você conhece alguém que tem diabetes!
Mas você sabe o que é essa doença? Sabia que existe mais de um tipo?
E o principal: ele pode afetar seus olhos??
Entenda tudo isso nesse post que fiz com muito carinho para você!
>> O que é o diabetes?
Vou te contar uma história: Maria vai ao mercado e compra arroz, batata e açúcar e mais algumas coisinhas para complementar sua dispensa. Como era muito pesado, ela decidiu pegar seu carro e voltar confortavelmente pelas ruas. Ao chegar em casa Maria percebeu uma coisa: tinha perdido a chave que abria a porta do seu apartamento 😱😰. Sem essa chave, ela não conseguiria entrar com as compras e, consequentemente, também não conseguiria se alimentar. No desespero, ela ligou para seu marido. Mas ele entendeu errado a situação e, ao invés de mandar um chaveiro, ligou para o supermercado e mandou mais e mais arroz, feijão, batata e açúcar!
O que aconteceu no final? Maria permaneceu com fome e com um monte de mantimentos acumulados no corredor do seu prédio!
Ai você pode me perguntar: mas Liliane, o que que isso tem a ver com o diabetes?
Bom, nessa doença o processo é semelhante ao que aconteceu com a Maria!
Nós nos alimentamos, e ai os nutrientes (glicose, proteína, gorduras) são absorvidos no nosso trato gastrointestinal (assim como a Maria compra os produtos no supermercado).
Depois de ser absorvido, esses nutrientes são transportados no sangue (que são como o carro transportando a Maria e os alimentos nas ruas).
Porém para entrar dentro da célula a glicose precisa de uma “chave”, que se chama insulina - sem ela a glicose se acumula no sangue (ou seja, Maria e as compras vão se acumulando no corredor, fora do seu apartamento).
Mas a célula precisa da glicose dentro dela para fornecer a energia que ela precisa para funcionar. (Igual a Maria precisa entrar no apartamento para conseguir cozinhar e comer).
Ou seja, sem a insulina (que é a chave) a glicose (que são as compras) não consegue entrar na célula (que é o apartamento) e se acumula no sangue (que é o corredor do prédio).
Agora ficou mais fácil de entender né?!😉
>> Quais são os tipos de diabetes?
A principal divisão é entre diabetes tipo 1 e tipo 2.
Para entender essa diferença, eu preciso te contar que a insulina é produzida em um órgão do nosso corpo chamado pâncreas.
No diabetes tipo 1, nosso organismo começa a produzir “soldados” (são os anticorpos) que começam a matar as células que produzem a insulina. Como ocorre uma “destruição”, isso resulta em uma deficiência total de insulina - por isso o diabetes tipo 1 costuma aparecer em pessoas mais jovens e de uma forma abrupta. Na grande maioria das vezes o paciente sente um mal estar tão intenso que procura o pronto socorro, sendo diagnosticado nesse momento.
Já no diabetes tipo 2, que é o mais comum, o que temos é uma deficiência relativa de insulina. Geralmente o paciente é mais velho e tem sobrepeso ou obesidade. O pâncreas inicialmente ainda produz a insulina, porém a quantidade acaba sendo insuficiente para atender as demandas de todo o organismo. É como se todos os moradores de um prédio de 50 apartamento tivessem perdido a chave, porém o chaveiro só consegue produzir 30 chaves por dia - 20 pessoas ainda ficarão do lado de fora.
Como ainda temos alguma produção da insulina, os sintomas são mais leves e muitas vezes ignorados pelo paciente: cansaço crônico, aumenta a ingestão de agua, ir ao banheiro urinar mais vezes - incluindo a noite, perder peso... como os sintomas vão piorando aos poucos, o paciente acaba procurando o médico para fazer um check-up e descobre que tem diabetes quando recebe os exames.
>> Como o diabetes afeta os olhos?
Bom, como já conversamos, pela falta de insulina o açúcar se acumula nos vasos sanguíneos.
Para entender as consequências, vou fazer outra analogia:
Imagine que os vasos sanguíneos são como canos de água e a glicose seria um tanto de areia. A medida que o cano começa a ficar cheio de areia 2 coisas acontecem: a areia vai arranhando a parede por dentro e, se ela estiver em grande quantidade, pode entupir o cano. Concordam?
O mesmo acontece no nosso organismo: a glicose acumulada vai machucando a parede dos vasos sanguíneos, de tal forma que pode até começar a vazar liquido, gerando inflamação no nosso organismo. Além disso, ela aumenta o risco de “entupir” veias e artérias no corpo inteiro.
É por causa dessas alterações que pessoas com diabetes tem mais risco de ter infarto no coração e derrame (acidente vascular encefálico - AVE).
No olho não é diferente: inicialmente se formam dilatações nos vasos da retina, que começam a vazar sangue. Essas alterações fazem com que o sangue não chegue adequadamente em todas as células, como resposta, essas células que estão sofrendo mandam uma mensagem pedindo novos vasos sanguíneos. Porém esses vasos começam a crescer nos locais errados de forma desordenada, piorando ainda mais o quadro. Em última instância, os vasos começam a repuxar a retina, causando o que chamamos de descolamento de retina tracional.
É um quadro gravíssimo, que pode levar a cegueira. E o pior: geralmente acomete os 2 olhos!
Porém é importante ressaltar o seguinte: o problema que o diabético desenvolve hoje na visão é reflexo do diabetes mal controlado nos últimos 5-10 anos.
Por isso é super importante que o diabético controle direitinho a sua glicemia, use as medicações de forma correta, faça atividade física e adeque sua alimentação - essas são as principais medidas para evitar problemas nos rins, nos nervos e nos olhos.
Além disso, todos os pacientes com diabetes devem ser avaliados da seguinte maneira:
Diabético tipo 1: primeiro exame após 5 anos do diagnostico e depois manter reavaliações anuais;
Diabético tipo 2: exame oftalmológico inicial no momento do diagnóstico e reavaliações anuais.
Quando avaliamos o paciente e observamos as alterações, podemos intervir de maneira precoce utilizando laser ou injeções de medicamentos que impedem a progressão da doença. Assim conseguimos manter uma boa visão nos pacientes e, consequentemente, aumentamos a sua qualidade de vida!!
Gostou do post?
Então aproveita e compartilha com todo mundo!!
Conhecimento salva vidas! ❤️
Comments