top of page

A doença da tireoide pode afetar seus olhos!!😱

  • Foto do escritor: Liliane Rosa
    Liliane Rosa
  • 25 de nov. de 2020
  • 2 min de leitura


É isso mesmo que voce leu! As doenças da tireóide podem afetar nossos olhos.


O que acontece é o seguinte:

Você se lembra que os anticorpos (“soldados”) são produzidos contra as células da tireóide, né?!Porém os músculos dos olhos e a gordura ao redor do olho tem algumas proteínas que são parecidas com as das células da tireóide - é como se fossem “irmãos”, são diferentes mas são parecidos 😅

Bom, esses anticorpos começam a “escravizar”as células dos músculos que movimentam os olhos e dessa gordura que fica entre a bolinha do olho (bulbo ocular) e o osso. E ai essas células vão aumentando sua quantidade e seu tamanho.

Mas naquela região não tem muito espaço para isso - lembre-se que o olho é todo protegido por osso, que limita o que cabe ali dentro!

É como se fosse uma bolsa de mulher lotaaaada de coisas: elas começam a sair pelos buracos! 😂

Da mesma forma, como vai aumentando o volume naquela região do olho, as estruturas começam a “sair”pela única parte que não tem osso: a parte da frente!

Por isso que pessoas que tem doença ocular da tireoide geralmente apresentam os olhos “esbugalhados”- chamamos isso de exoftalmia.


E esse quadro pode gerar inúmeras complicações, mas as mais importantes são:

- Como o olho fica mais para fora, as pálpebras começam a não fechar mais. Isso gera o olho seco grave, podendo evoluir ate para perfuração do olho.


- Como as estruturas ficam todas "apertadas”no buraco entre os ossos (esse buraco chama “órbita”), isso começa a machucar o nervo óptico - e ele é o fio que leva a informação do olho ate a cabeça, lembram? Se ele começa a machucar, a pessoa começa a ter dificuldade de enxergar as cores, ou enxergar em locais com baixa luminosidade e a doença pode evoluir até para cegueira.


Essa doença ocular da tireóide pode acontecer em quem tem hipotireoidismo (tireoide que funciona pouco) e eutireoidismo (tireoide funcionando normal). Porém sua principal associação é com o HIPERtireoidismo - que é quando ela funciona de forma exagerada.


Uma outra coisa que aumenta muito o risco de ter essa doença e também a gravidade dela é o tabagismo (hábito de fumar cigarro)! Mais um motivo para parar de fumar né?!


Por isso é tão importante que caso você tenha qualquer problema na tireoide, você faça o acompanhamento adequado com seu clínico e também com o seu oftalmologista. ☺️😉


Gostou?! Compartilha com seu amigos!!


 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

Formulário de inscrição

Obrigado(a)!

+55(31)98325-4293

©2020 por Dra. Liliane Rosa. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page