top of page

Anote quando a criança deve ir ao oftalmologista!!!

  • Foto do escritor: Liliane Rosa
    Liliane Rosa
  • 22 de nov. de 2020
  • 2 min de leitura


Atenção papais e mamães (atuais e futuros 😆)!!

Nos últimos posts nós conversamos sobre 2 assuntos importantes para a saude dos olhinhos das crianças: a ambliopia e a retinopatia da prematuridade.


Porém existem muitas outras doenças que podem afetar o olhinho do seu pequeno: infecções, glaucoma, retinopatia da prematuridade e mtas outras.


Por isso é super importante que os pais saibam quando devem levar a criança para uma consulta, mesmo que ela não esteja reclamando de nenhum problema visual.


Como me enviaram muitas dúvidas dizendo que não sabiam em qual idade levar a criança ao oftalmologista e preocupados porquê seus filhos nunca haviam sido avaliados, decidi fazer um passo a passo para vocês sobre esse assunto, para que possa ser consultado sempre que vocês tiverem dúvidas


O teste do olhinho, ou teste do reflexo vermelho, deve ser realizado ainda na maternidade e depois repetido pelo menos 3 vezes pelo pediatra nos primeiros 3 anos de vida. Ele é super importante pois ajuda a detectar doenças como a catarata congênita e retinoblastoma. Na presença de alterações a criança deve ser encaminhado para consulta de urgencia.


Essa consulta é uma das mais importantes pois, como ja dissemos em posts anteriores, a visão da criança se desenvolve até aproximadamente os 7 nos. Porém o período mais critico do desenvolvimento é ate os 2 anos - doenças que tem o diagnostico atrasado e são descobertas após esse período geralmente tem um resultado pior em relação a visao final da criança.



A consulta entre os 3 e 5 anos (de preferência aos 3 anos) é super importante, pois nessa idade algumas crianças começam a desenvolver o estrabismo, que é o ”olho torto”. Quanto mais cedo começarmos o tratamento, melhor para a criança. Pode ser necessário tratamento cirúrgico em casos mais graves, ou uso de óculo em alguns casos.

Nesse período também começam a se manifestar os erros refrativos (”grau de óculos”), que se nao forem tratados podem causar ambliopia. (Para mais informações leia o post “ Você sabe o que é ambliopia?”)

Todos os anos as crianças, adolescentes e adultos jovens deveriam avaliar sua acuidade visual (o quanto a pessoa enxerga) pois algumas queixas como: dor de cabeça, cansaço, nauseas, cansaço ao estudar, perda do interesse na escola e ate queda nas notas e no desempenho escolar, podem estar relacionadas a dificuldades visuais. A grande maioria esta associada a erros refrativos que sao corrigidos com uso adequado de oculos.




É super importante frisar que na presença de qualquer queixa nos olhinhos ou se houver algum sinal de alarme (👆🏻) a criança deve ser avaliada o mais rapidamente possivel.

Em caso de trauma ocular ( algo bateu no olho da criança) leve-a imediatamente ao oftalmologista - existem casos ate de perfuração do olho após traumas relativamente leves.


espero que vocês tenham gostado das dicas!

Esse resuminho foi baseado nas recomendações da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (@sbop_oftalmopediatria).



Já salva o post para vc consultar sempre! 😉❤️




 
 
 

Opmerkingen


Post: Blog2_Post

Formulário de inscrição

Obrigado(a)!

+55(31)98325-4293

©2020 por Dra. Liliane Rosa. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page