CUIDADO AO OLHAR PARA O SOL!!
- Liliane Rosa
- 31 de dez. de 2020
- 2 min de leitura

“Menino, não fica olhando para o sol!!”
Você lembra quando sua mãe te falava isso??
Bom, todo mundo já caiu na bobagem de olhar para o sol alguma vez na vida: seja naquele fim de tarde maravilhoso, durante um eclipse ou mesmo por distração enquanto conversava com alguém.
Fato é que essa atitude aparentemente inofensiva pode trazer sérias complicações ao seu olho! Ou seja, sua mãe estava certa!! (Sempre né?! 😅)
Isso mesmo! A radiação solar causa uma lesão na nossa retina - lembra que ela é a parte que "enxerga" no olho? Pois bem, os termos técnicos para isso são: lesão retiniana fotoquímica termicamente aumentada - traduzindo: a luz associada ao calor e a radiação dos raios solares causam machucados nas células que enxergam na retina, que são os fotorreceptores. O problema é que geralmente a parte mais afetada é a região central da visão, aquela que é mais delicada e importante. Por esse motivo essa “doença” recebe o nome de Retinopatia solar ou Retinite foveomacular.
Esse machucado gera uma área “preta” na visão central que nós chamamos de escotoma. O tamanho e a gravidade do machucado dependem o tempo de exposição. Outros sintomas incluem: ver as linhas tortas (chamamos de metamorfopsia) e dificuldade de diferenciar as cores (discromatopsia) além de dor de cabeça.
A visão pode ser muito ou pouco alterada, conforme a intensidade da lesão. É importante lembrar que olhos claros também tem maior risco do que olhos escuros.
No geral nosso organismo consegue se recuperar e a visão volta bem próximo do normal em 3 a 6 meses, porém algumas pessoas podem permanecer com alterações leves a graves.
Você já sabia disso? Me conta aqui nos comentários!
PS: já aproveita e agradece a mamãe por cuidar dos seus olhos😉❤️
Comentarios