Entenda aqui sobre as doenças da Tireoide
- Liliane Rosa
- 23 de nov. de 2020
- 2 min de leitura

Você ja deve ter percebido que muitas pessoas reclamam que tem doença na tireoide, mas você entende o que isso quer dizer?
Para entendermos a doença, precisamos primeiro saber como nosso corpo funciona em uma situação normal.

A tireoide é uma glândula, ou seja, uma "fabrica"”que produz um hormônio super importante: a levotiroxina. Esse hormônio age no nosso corpo todo e funciona como um “maestro”, ajudando o organismos a funcionar de uma forma harmoniosa.
As oscilações desse hormônio ajudam nosso corpo a saber quando aumentar e quando diminuir a produção de energia.

O hipotireoidismo é a forma mais comum de disfunção da tireoide. Ele pode também ser chamado de Tireoidite de Hashimoto. Nesse quando temos uma produção insuficiente do hormônio. Como consequência, nosso organismo começa a funcionar como uma “casa abandonada”: sentimos fadiga, fraqueza, cansaço, desanimo, frio excessivo, os cabelo e unhas ficam quebradiços, temos mais constipação, podemos até ganhar um pouco de peso e ficar com o humor mais deprimido.

Já no hipertireoidismo temos o quadro oposto: nosso organismo produz hormônio em excesso. Ficamos como uma empresa em que o supervisor nos faz trabalhar exaustivamente e de forma desenfreada. Por isso sentimos: agitação, irritabilidade, batedeira no coração (taquicardia), nossa pressão arterial sobre, sentimos calor excessivo, perdemos peso e podemos ter diarreia.

Agora voce pode me perguntar: “mas Liliane, por que isso acontece?”
Bom, nosso corpo tem um exército de defesa chamado “sistema imunológico”. Nesse exercito temos vários “soldados”super especializados e competentes, que nos ajudam a combater virus, bacterias, fungos e qualquer outra coisa que possa causar mal ao nosso corpo.
Porém em algumas pessoas alguns soldados formal um “motim”e começam a ataca as próprias células - esse tipo de doença que chamamos de “auto-imune", porque somos nós combatemos nosso próprio corpo. Infelizmente as mulheres são bem mais afetadas com esse tipo de doença.
No caso das doenças da tireoide o que acontece é o seguinte:

No hipotireoidismo: os “soldados”matam as células que produzem o hormônio, por isso começamos a ter deficiência dele.
No hipertireoidismo: os “soldados”escravizam as células e as obrigam a produzir mais hormônio do que o nosso corpo precisa.
Conseguiram entender a dinâmica desses problemas?
A noticia boa é que conseguimos diagnosticar, tratar e controlar esses dois problemas!
Por isso é super importante que você mantenha um acompanhamento de rotina, de forma PREVENTIVA, pois ao identificarmos e tratarmos precocemente conseguimos ter uma vida muito mais saudável!

Conta para mim se você tem ou já teve esse problema!
E aproveita para compartilhar com as pessoas que você conhece!
Comentarios