Meu olho está vermelho e coçando, o que pode ser?
- Liliane Rosa
- 31 de dez. de 2020
- 2 min de leitura

Olho vermelho, coceira, secreção e sensação de que está cheio de areia dentro do seu olho.
Quem já passou por isso sabe que estou falando dos sintomas comuns da conjuntivite! Porém tem um detalhe importante ai: o termo ‘Conjuntivite” é usado para um monte de doenças!! Isso mesmo, ele significa que a conjuntiva (uma “pelinha”que fica sobre nosso olho) está inflamada.
As principais causas são: infecciosas, alérgicas, por contato com produtos químicos, entre outros.
Os sintomas que eu citei acima são os mais comuns da conjuntivite infecciosa.
E uma pergunta que muitos pacientes me fazem é: “Liliane, estou com conjuntivite bacteriana?!😱”
Na maioria das vezes (cerca de 90%) trata-se apenas de um quadro VIRAL: ela é altamente contagiosa e a forma mais eficaz de prevenção é adotar medidas de higiene!
Olha como é fácil se contaminar: suponhamos que eu estou com conjuntivite, ai eu coço o meu olho, esqueço de lavar a mão e acabo pegando em uma garrafa de água. Ai meu marido (que não esta com a doença) pega a mesma garrafa e depois coça os olhos dele antes de lavar a mão. Pronto! Isso já é o suficiente para transmissão!!
Por isso lembre-se: lave sempre as mãos, use álcool 70% e evite tocar no rosto - são orientações para prevenir várias doenças!
É importante lembrar que existem vários vírus que podem causar conjuntivite infecciosa, por isso temos uma variedade tão grande de sintomas e apresentação clínica. Algumas pessoas apresentam pouca secreção e apenas vermelhidão bem discreta. Já outros apresentam hemorragia subconjuntival (uma aparência de que o olho está ”sangrando”), secreção em grande quantidade e formacão de membrana.
Os casos bacterianos são mais raros, mas em compensação são mais graves. As principais bactérias associadas são o gonococo (Neisseria gonorrhoeae) e a clamídia (Chlamydia trachomatis). A primeira causa uma conjutivite com muita secreção e pode evoluir para perfuração ocular em poucas horas/dias. Já a segunda é responsável por um quadro mais crônico, podendo forma cicatrizes na conjuntiva, alteraçõs na córnea e até cegueira.
Uma avaliação oftalmológica é sempre necessária para descartar outros casos mais graves que tem sintomas parecidos.
Agora me conta: você ja teve conjuntivite viral?
Comments