top of page

O que um médico sente quando perde um paciente?

  • Foto do escritor: Liliane Rosa
    Liliane Rosa
  • 30 de dez. de 2020
  • 1 min de leitura


Em 27/11/2020 completou uma semana que eu tinha assinado minha última declaração de óbito (DO).

Como enfermeira, perdi as contas de quantos pacientes já acompanhei nesse processo. Como médica, essa foi a minha 4° DO.

Lembro de cada um deles, dos detalhes dos seus casos e de todo o processo: todas as medicações e manobras que fizemos para tentar salvá-los.

Já estudei e revisei cada caso inúmeras vezes, pois de tempos em tempos eles me vêm a cabeça e me pego a pensar: o que eu poderia ter feito de melhor?

Acho que é o maior estímulo para estudar todos os dias, com ou sem vontade.

Hoje meu coração apertou um pouco mais pensando nisso.

Perder um paciente causa em nós um sensação de impotência, dor e um sentimento de responsabilidade imensa. Ao mesmo tempo nos ajuda a mantermos a humildade. É Deus nos lembrando que aqui na terra somos apenas instrumentos nas mãos Dele. ELE nos capacita e nos dá discernimento para fazermos o melhor possível pelos nossos pacientes, mas ELE que determina também qual o momento da morte de cada um.


Hoje queria agradecer muito à todas as equipes com quem já trabalhei: cada técnico de enfermagem, colega enfermeiro, fisioterapeutas, colegas médicos. Obrigada por serem maravilhosos e por me ajudarem sempre! Apenas com trabalho em equipe podemos fazer o melhor pelos pacientes.

E acalento meu coração com essa frase sobre o amor de Deus em nossas vidas.

🙏🏻💝



 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

Formulário de inscrição

Obrigado(a)!

+55(31)98325-4293

©2020 por Dra. Liliane Rosa. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page