top of page

Seu olho coça muito?

  • Foto do escritor: Liliane Rosa
    Liliane Rosa
  • 22 de nov. de 2020
  • 2 min de leitura


Ei pessoal! Para quem ja acompanha o nosso site sabe que no ultimo post comentamos sobre o olho seco.

Bom, o assunto de hoje complementa um pouco esse tema anterior. Sabe por que?

Uma das principais causas do olho seco é a BLEFARITE, e é sobre ela que vamos conversar hoje!


Para entender o que é essa alteração precisamos entender como funciona nosso olho.

Bom, na borda da nossa pálpebra nós temos vários pêlos, que são chamados de cílios. Na base desses cílios temos várias “fabricas de gordura”, que nós chamamos de glândulas.

Essa gordurinha fabricada nesses locais devem sair por um “cano” (ducto) e ir para a superfície do nosso olho para formar o componente gorduroso (lipídico) da nossa lágrima.


Pois bem, em algumas pessoas não ocorre essa produção e liberação adequados. Seja por produzir pouco ou porque a gordura fica “aprisionada”na glândula.

Quando isso acontece, ao exame observamos vaaarias "bolinhas" brancas ou amareladas na base dos cílios, que sao acúmulo de gordura dentro da “fábrica ” - denominamos esse quadro de “meibomite”


Bom, se os lipídeos nao vão hidratar o olho, ele se torna mais ressecado.

Mas alem disso esse acumulo de gordura gera um ambiente bem acolhedor para um inimigo diário: as bactérias! Então pode se desenvolver uma infecção bacteriana por causa desse acumulo de gordura, e aí começa um ciclo vicioso entre as bactérias e a gordura acumulada.


As queixas mais comuns de quem tem essa alteração são: coceira no olho, ardência e queimação ocular, borda da pálpebra sempre vermelha.


Algumas coisas estão associadas a blefarite: idade avançada (ela é mais comum ainda em idosos), uso excessivo de maquiagem (especialmente na região da pálpebra, tipo rímel e lápis) e exposição a ambientes com muita poluição.


A blefarite é a doença mais comum do olho e seu tratamento inicial é baseado em medidas de limpeza da pálpebra.


As 2 principais medidas para reduzir esse quadro são:

  1. fazer compressa morna 2x ao dia: pegue uma garrafinha de água mineral limpa, coloque água morna dentro dela, teste no dorso da sua mão a temperatura (lembre-se: é agua morna, não escaldando 😅), enrole a garrafinha em um pano fino e deixe em cima de cada olho por 5 min. A gordura quando esquenta amolece não é?! Esse é o mesmo principio que usamos aqui: ao ‘esquentar”a gordura acumulada no olho, ela amolece e sai da glândula para o olho.

  2. Higiene das pálpebras 2x ao dia: como dissemos antes, a sujeira, maquiagem e poluição ajudam a “tampar”a saída da gordura. Dessa forma, realizando a limpeza dessa região ajudamos e nao deixar a gordura ficar aprisionada. Misture 1 colher se sopa de shampoo infantil neutro com 1 colher de sopa de água. Pegue um cotonete e umedeça nessa misturinha e depois passe na base dos cílios para limpá-los.


A blefarite não tratada pode complicar formando o hordéolo de repetição (popularmente chamado de “bonitinho”) e até o calázio (quando a bolinha fica endurecida e persiste por longos períodos).


Casos mais graves podem necessitar de tratamento com antibióticos tópicos (pomada) ou oral.


Por isso, caso haja qualquer sintoma como os descritos, procure o oftalmologista.

Uma avaliação adequada pode prevenir muitas complicações! 😉❤️

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

Formulário de inscrição

Obrigado(a)!

+55(31)98325-4293

©2020 por Dra. Liliane Rosa. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page