TEM UMA CARNINHA CRESCENDO NO MEU OLHO 😱
- Liliane Rosa
- 19 de jan. de 2021
- 2 min de leitura

Essa “carninha” - que tem o nome técnico de PTERÍGIO - geralmente cresce da região do nariz em direção a região central do olho
Mas você sabe o porquê que ela aparece? Quais os riscos? Como tratá-la?
O Pterígio é um espessamento e crescimento da cápsula de Tennon e conjuntiva, que são os tecidos que recobrem o olho.
Seu desenvolvimento está muito correlacionada a exposição excessiva aos raios ultravioleta (UV), além de fatores ambientais como poeira, vento excessivo ou ar condicionado - todos esses fatores promovem inflamação e induzem o aparecimento do pterígio.
Por esse motivo pessoas que possuem olho seco, ou que trabalham em atividades expostas ao sol ou ao ar livre tendem a desenvolver essa lesão.
Seu aparecimento é mais comum em homens e tem a tendência de iniciar por volta dos 20-30 anos, e vai progredindo (“crescendo”) ao longo da vida.
Além disso, existe a predisposição genética da própria pessoa. Por exemplo, eu e a Maria trabalhamos no mesmo escritório com ar condicionado, porém eu desenvolvo o pterígio mas a Maria não. Isso acontece porque eu tenho essa tendencia a desenvolver essa alteração, e ela não. Predisposição genética 🧬 seria uma “facilidade”maior que eu tenho para determinada coisa - nesse caso é o pterígio.
👁 Geralmente o incomodo relacionado ao pterígio é por questão estética. Porém ele também pode causar alteração na córnea (que é tipo um vidro de relógio que fica do lado mais externo do olho), levando a um grau de óculos chamado astigmatismo.
Outra complicação associada é a inflamação do próprio pterígio: ele começa a ficar vermelho e dolorido, nesse caso é indicada uma visita ao oftalmologista para tratamento adequado.
Por criar uma “barreira” que desvia a lágrima , ele pode causar áreas na córnea que param de receber a lagrima, resultando em afinamento corneano e lesões epiteliais (região externa do olho).
💉Um das medidas para evitar o aumento do pterígio é melhorar a lubrificação ocular. Por isso é necessário consultar um oftalmologista, para que ele avalie qual o grau de necessidade de lubrificação que você precisa, de acordo com sua produção de lagrima e a profissão que você exerce. As opções incluem colírios, gel, pomada e outras medidas como curativo úmido noturno.
O tratamento para eliminar o pterígio é apenas com cirurgia. Porém existe o risco dele recidivar (ou seja, voltar). Por isso indicamos a cirurgia em casos específicos e após avaliação.
Gostou da informação ? Conhece alguém que tem essa “carninha”?
Então compartilha esse post para ajudar mais pessoas!! ❤️😉
Comments