Você já ouvir falar em Retinopatia da Prematuridade?
- Liliane Rosa
- 22 de nov. de 2020
- 2 min de leitura

Dia 17 de novembro é considerado o dia mundial da prematuridade. E você sabe qual a importância disso?
Bom, a intenção ao criar uma data como essa é de educar toda a população para que possamos PREVENIR o parto prematuro.
Sim! Boa parte das vezes ele pode ser evitado, através da identificação precoce da gravidez e do acompanhamento pré-natal adequado.
Durante a gestação a mamãe deve usar suplementos como o ácido fólico e sulfato ferroso para evitar problemas neurológicos no bebê e anemia. Alem disso, devemos pesquisar algumas doenças infecciosas como sifilis, HIV e toxoplasmose.
Lembre-se quanto mais cedo diagnosticamos e tratamos, melhor o resultado para o bebê e para a mamãe. Todas essas ações previnem o parto prematuro.
Porém quando ele acontece, quais os cuidados que devemos ter com nosso pequeno?
Um dos risco relaciona-se ao olho da criança - é a retinopatia da prematuridade.
Bebês que nascem prematuros ainda não desenvolveram os vasos sanguíneos no olhinho. Como o ambiente muda muito do útero para a vida aqui fora, isso gera uma “bagunçada” no desenvolvimento desses vasinhos. O crescimento desordenado e inadequado faz com que essa crianças tenham mais risco de desenvolver o descolamento de retina.
É importante lembrar que a retina é a parte que enxerga no olho, por isso os casos graves de retinopatia da prematuridade que evoluem com descolamento de retina podendo gerar cegueira irreversível.
Toda criança prematura deve ser avaliada por oftalmologista cerca de 4 semanas após o parto, especialmente aquelas que nasceram com menos de 32 semanas de idade gestacional ou peso menor que 1.500g ao nascimento.
Por isso, faca o pré-natal adequado e, em caso de parto prematuro, não deixe de solicitar uma consulta com o oftalmologista
Em casos de doença grave, pode ser necessário realizar sessões de laser na retina, para “matar”a parte da retina que está com os vasinhos crescendo de forma desordenada.
O acompanhamento deve ser mantido por toda a infância e caso a criança desenvolva baixa visão, ela deve ser acompanhada pelo oftalmologista especialista em baixa visão infantil e por uma equipe multidisciplinar composta por: pedagoga, psicologa, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional.
Nunca desistimos de melhorar a visão e, principalmente, a qualidade de vida dos nossos pequenos! 😉☺️❤️
Comments