top of page

Você sabe o que é olho seco?

  • Foto do escritor: Liliane Rosa
    Liliane Rosa
  • 22 de nov. de 2020
  • 2 min de leitura


Olá pessoal! Hoje vamos conversar sobre um assunto super importante e muito comum!!

O olho seco é uma das principais causas de desconforto ocular, especialmente nos dias de hoje, que temos atividades que exigem concentração e uso intenso da nossa visão.


As queixas mais comuns relacionadas são: ardência, queimação ocular, visão embaçada que melhora após piscarmos os olhos e olho vermelho.


Agora vamos entender como se desenvolve o olho seco?

Bom, para manter a saude do nosso olho produzimos a lágrima. Ela é composta por 3 elementos principais: lipídeos (“gordura”), componente aquoso (basicamente água) e mucoso (“muco/gel”).

Para manter uma boa hidratação dos olhos, os 3 componentes devem ser produzidos com boa qualidade e em quantidade adequada.


Quando temos pouca gordura, a lágrima evapora mais rapidamente - é o que chamamos de olho seco evaporativo.


O componente aquoso ajuda a deixar a superfície do olho “lisinha”, ou seja, ajuda a promover uma qualidade de visão melhor. Alem disso ele apresenta proteínas que atuam como protetoras contra infecções.


A deficiência da parte mucosa pode gerar olho seco por deficit aquoso e também evaporativo.

A falta de vitamina A pode agravar ou ate ser a sua causa. Outras fatores associados incluem uso de alguns medicamentos, conjuntivites com cicatriz e queimaduras oculares.


Basicamente o que gera olho seco podem ser 4 coisas:

1) filme lacrimal ïnstavel”, ou seja, que nao tem uma qualidade adequada e hidrata pouco;

2) lacrima mto "concentrada" (chamamos isso de hiperosmolar)

3) inflamação no olho

4) Lesões (“machucados”) na superfície do olho.


Os casos mais graves podem se complicar com lesão da cornea (parte superficial do olho), infecções e ate perfuração do olho.


É importante lembrar da importância de adequar nossa rotina para minimizar o olho seco: piscar mais enquanto lemos ou usamos computador/celular, dar pausas de 10 min a cada 1 hora de leitura/trabalho no computador, evitar ambientes com baixa umidade (ex: ar condicionado, exposição excessiva ao sol), evitar uso excessivo das lentes de contato, manter boa hidratação (beber muita agua, sucos naturais e agua de coco) sao algumas estratégias que podem ajudar muito!

A alimentação também pode ser sua grande aliada: consuma alimentos com ácidos graxos essenciais como: linhaça, castanhas e peixes ricos em omega 3 (salmão, sardinha, atum)


Importante!! cigarro também pode piorar (e muito!) a saude do seu olho! Ele está associado ao olho seco, piora da doença ocular tireoidiana, neuropatias e doença macular relacionada a idade.


Por ultimo, precisamos saber também que nem todo olho seco é igual! Ele pode ser leve, moderado ou grave. Alem disso pode estar associado a outras doenças sistêmicas como artrite reumatoide, lúpus eritematoso sistêmico, sindrome de Sjogren, entre outras.

Por isso, na presença de qualquer desconforto no olho, procure o oftalmologista! Só com uma avaliação adequada podemos confirmar qual a causa do seu desconforto e tratar da maneira mais correta possível!


Gostou? Comenta aqui para mim se voce ja senItú algum desses sintomas ou se tem olho seco 👇🏻


 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

Formulário de inscrição

Obrigado(a)!

+55(31)98325-4293

©2020 por Dra. Liliane Rosa. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page