top of page

Você sabe quais cuidados deve ter com suas lentes de contato?

  • Foto do escritor: Liliane Rosa
    Liliane Rosa
  • 8 de nov. de 2020
  • 4 min de leitura

Quem usa óculos sabe o quanto ele é indispensável e ajuda demais a melhorar nossa visão. Porém, sempre temos aquelas ocasiões que gostaríamos de não usá-lo: alguma festa ou evento social, dias de chuva, quando usamos máscara e tomamos bebidas quente – afinal que nunca ficou com as lentes completamente embaçadas?!Outras pessoas não gostam de usar óculos por questões estéticas mesmo: se sentem mais bonitas sem eles.

Fato é que infelizmente tem gente q sem esse acessório, bateria com a testa em todas as portas! 😂😂 (Eu me incluo nesse grupo 😅)

Para nossa alegria existe um aliado incrível: as lentes de contato!! Eita que salvação quando a gente descobre que elas existem e que a gente consegue usá-las né?!

Bom, como nem tudo são flores na vida, é importante lembrar que devemos utilizar as lentes da maneira adequada para evitar que nossa grande amiga vire uma vilã para os nossos olhos!

Confesso que antes de entrar na oftalmologia eu já cometi muitos erros 😳. Por isso separei nesse post algumas dicas preciosas quanto ao uso da lente de contato:





1) As lente de contato tem validade!!

Sim! Temos uma “data” para trocar as nossas lentes.

As lentes de contato gelatinosas são as mais comuns e de mais fácil adaptaçao. Elas são mais flexíveis, o que facilita na hora de colocá-la e retirá-la. Entretanto elas são a que apresentam maior risco de infecção. Por esse motivo, sua troca é mais frequente. No mercado existem modelos de troca diária (usou dia e já joga fora), descarte quinzenal (até 15 dias se usado apenas no período diurno) e mensal.

As lentes de contato rígidas podem ter validade de até 1 ano e são utilizadas especialmente em pessoas que tem ceratocone ou córneas irregulares. Vamos explicar esses quadros mais detalhadamente em posts futuros, mas vou resumir para vocês entenderem um pouco. A córnea é como um “vidro de relógio” que fica em cima da parte colorida do olho (íris). Esse “vidrinho” é arredondado, como se fosse uma bola cortada ao meio. Em algumas pessoas, ela se torna mais “pontuda” - isso chamamos de ceratocone. Em outras pessoas, esse “vidrinho” fica como se fossem aquelas janelas de vidro batido: toda irregular – esses quadros chamamos de irregularidade corneana.

Observe sempre a orientação contida na caixa das suas lentes, e na dúvida, procure seu oftalmologista



2) Limpe sua lente de forma correta!

Gente, pelo amor de Deus, JAMAIS lave suas lentes com água da torneira!!! 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻😰

Pensa só comigo: a água ficou no tanque da COPASA (empresa de água e saneamento aqui em Minas rs), passou por todos os canos possíveis e imagináveis, foi para sua caixa d'água (que sabe-se lá a quanto tempo não é lavada), e depois foi para sua torneira. Imagina quantas bactérias, vírus e fungos podem ter nessa água?!🦠🦠🦠🦠

Esses microrganismos (“bichinhos”) podem “grudar” na sua lente e proliferar, ai quando você colocar ela no olho eles começam a abrir pequenos machucados no seu olho que podem aumentar e até levar a perda total da visão. Pensa na gravidade do problema!!😱😱😱😰

Então sempre use a solução específica para lente de contato! Ela é esterilizada e ainda vem com substâncias que funcionam como se fossem um “sabão” lavando a lente e retirando a gordura e sujeira que se acumulam durante o uso.



3) Não se esqueça do estojo!

Digamos que você usa a lente na validade certa, limpa com a solução correta, mas não lava seu estojinho da lente há 1 ano. Kkkk Deve estar até verde esse negócio heim?! 🤢🥴😂😂

O estojinho deve ser lavado pelo menos 1 vez na semana, e o procedimento é super simples! Basta colocá-lo para ferver por 5 min (de preferência em água previamente filtrada), com a tampinha aberta.



4) A lente precisa de um “descanso”

Quando retiramos a lente e a colocamos na solução de limpeza, ela deve ficar um tempo mínimo para ser adequadamente “limpa e lavada”. É tipo colocar uma roupa na máquina de lavar. Não dá para tirar em 5 min né?! Tem que esperar todo o processo de deixar de molho no sabão, esfregar, enxaguar e centrifugar. Da mesma forma funciona nossa solução de limpeza. Em geral a lente deve ficar “de molho” nessa solução por 4 a 6 horas (dependendo do fabricante).

Confira na embalagem do seu produto o tempo recomendado!



5) Nunca durma com as lentes de contato!

Acreditem, já vi de (quase) tudo nessa vida: gente que é super certinho e as vezes apagou e dormiu um dia de lente (eu mesma já fiz isso🤦🏼‍♀️🤦🏼‍♀️🤦🏼‍♀️🤦🏼‍♀️), gente que dorme quase todo dia de lente e gente que as vezes passa 1 semana a 15 dias sem tirar a lente NENHUM momento 😱. Coração até dói quando penso nesses olhos💔💔💔! Rs

Não pode viu?! Temos que retirar as lentes todos os dias e JAMAIS dormir de lente. Durante nosso sono as nossas pálpebras ficam fechadas, o que diminui a quantidade de oxigênio que chega na parte de fora dos nossos olhos – isso deixa as células do olho frágeis, aumentando o risco de lesão por microrganismos.

Além disso, nosso olho precisa “respirar”, ou seja, descansar. Pensa comigo: a lente é como se fosse um plástico em cima do olho, ela reduz o contato do olho com a lágrima e com o ar/oxigênio. Ao longo do tempo começam a surgir alterações, como a formação de novos vasos sanguíneos na borda da córnea – indicando que o olho está “sofrendo”. Isso também aumenta o risco de infecção e de lesões (machucados) de repetição na córnea.


Bom, essas foram as dicas principais. Se você gostou, compartilha com seus amigos que usam lentes!

E comenta aqui para mim: você já cometeu algum desses erros?


(OBS: meu intuito é fazer uma explicação o mais simples possível, com o mínimo de “mediquês”, se tiver alguma sugestão me envia para que possamos sempre melhorar! 😉🙂)

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

Formulário de inscrição

Obrigado(a)!

+55(31)98325-4293

©2020 por Dra. Liliane Rosa. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page